Centro de endoscopia

Manometria esofágica

Manometria esofágica

A manometria esofágica é um exame que afere as pressões do esôfago em repouso, durante a ingestão de água e durante a ingestão seca, avaliando o movimento do órgão. Este exame avalia as pressões e relaxamento dos esfíncteres esofagianos superior e inferior e as pressões no corpo esofagiano, verificando a harmonia da onda peristáltica durante a ingestão.

Dúvidas Frequentes

• Pré-operatório de cirurgia anti-refluxo e cirurgia bariátrica;

• Disfagia (dificuldade de engolir) funcional ou pós-operatória;

• Investigação de dor torácica não cardíaca;

• Investigação de doenças neuromusculares (esclerodermia);

• Localização do esfíncter esofagiano inferior (“válvula” no final do esôfago), para o correto posicionamento da sonda de pHmetria (por isso deve ser realizada antes do exame de pH metria).

Será aplicado gel anestésico local, que serve também como lubrificante para ajudar na introdução da sonda. Será introduzida uma sonda através de uma das narinas, o que pode provocar leve desconforto. Durante a passagem da sonda o paciente sentirá a mesma passando por traz da garganta, como se estivesse engolindo um comprimido ou qualquer outro alimento. Isso pode parecer estranho, mas não dói. Será solicitado ao paciente a deglutição de pequenas quantidades de água oferecidas de forma intermitente e também será solicitada a deglutição a seco. O exame é realizado por um médico e dura cerca de 20 minutos, em ambiente ambulatorial, sem sedação. A maioria das pessoas o tolera bem.

O paciente poderá retornar as suas atividades normais, inclusive de trabalho, a não ser que vá fazer a pHmetria em seguida.